Container Icon

Conclusão


Reciclar o lixo é extremamente importante!
A reciclagem ajuda a manter o equilíbrio ecológico, uma vez que o lixo sólido tem longo tempo de decomposição.

Nesse BlogQuest vimos que o lixo tem lugar certo para ser depositado, para isso devemos aprender como separa-lo em dois grupos principais:
• Inorgânicos — inclui metal, papel, vidro e plástico;
• Orgânicos — restos de alimentos (pó de café, casca de ovos etc.) e plantas.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil produz, em média, 90 milhões de toneladas de lixo por ano e cada brasileiro gera, aproximadamente, 500 gramas de lixo por dia, podendo chegar a mais de 1 kg, dependendo do local em que mora e do poder aquisitivo.
Algumas cidades brasileiras coletam o lixo produzido por seus habitantes. Em outras, entretanto, quase metade dele é atirado nas ruas, terrenos baldios, rios, lagos, lagoas e no mar.
Mas, é lógico que este quadro pode mudar.Depende de mim, de você, de todos nós.O lixo deixará de ser um problema quando for utilizado de forma inteligente, não só com a coleta seletiva, mas a partir dela, com o desenvolvimento de processos de reciclagem como matéria prima para diversos setores da indústria como vestimenta, papelaria, fertilizantes, dentre outros. Assim, o lixo passa de um problema para uma solução!
É na ação conjunta das comunidades que o desperdício e o consumo exagerados podem ceder espaço à novas práticas de vida em pleno exercício dos direitos e deveres para com o Meio Ambiente.
Bibliografia
Revista Nova Escola - Agosto de 2001Revista Problemas Brasileiros nº 344- Março/Abril 2001
Revista Veja São Paulo edição 02/04/2003 - O que fazer com o lixoVeja Edição Especial ECOLOGIA nº 22 - Dezembro/2002
Revista Veja São Paulo nº 33 21/08/2002 - O planeta pede socorro

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: